segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Baleia-Piloto-de-peitorais-curtas (Globicephala macrorhynchus) encalha em praia do litoral norte.


Neste sábado (14) um filhote de baleia-piloto encalhou na costa do município de Rio do Fogo, litoral norte e próximo a foz do rio Punaú, por volta das 15 horas, populares que passeavam em veículos de tração 4x4 encontraram o animal na beira da praia e por duas vezes empurraram-no de volta para o mar. O animal parecia debilitado e apresentava sangramentos na região ventral. Quem passava pelo local pode ver de perto as dificuldades pelas quais passou o pequeno cetáceo. Não há mais informações se o animal foi encontrado morto ou vivo na costa do litoral norte do estado.

Dicas para o caso de encalhe de Baleias:


"Se o animal estiver vivo, recomendamos os seguintes procedimentos:


    •  Se possível, fazer um abrigo simples para mantê-lo à sombra, usando por exemplo lonas ou lençóis      apoiados em algumas estacas;

     •  Manter o corpo do animal úmido, jogando água do mar ou aplicando toalhas de cor clara molhadas,      sempre tendo o cuidado de não jogar água ou tapar o orifício respiratório e os olhos;
     •  Controlar o barulho e o tumulto perto do animal;
     •  Evitar o uso de flashes ou luzes diretamente sobre os olhos do animal."(fonte: http://www.vivaterra.org.br/cetaceos.htm)


A missão de auxiliar no caso de encalhe não é mais com o IBAMA e sim com o ICMBio, ambas autarquias do MMA mas com funções diferentes. O telefone do ICMBio é (84) 3222-2151 (segunda a sexta, 08h00-12h00 e 14h00-18h00) e a qualquer  dia ou horário entre em contato com - Zélia Brito - (84) 9134-0164. Ela estará a postos para ajudar,estamos juntos.


Nenhum comentário: