terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caminhada Contra o Novo Código Florestal - #manguefazadiferenca


A tarde deste domingo (12) foi de passeata e manifestação contra o novo código florestal, os manifestantes tomaram uma das principais avenidas da zona sul de Natal-RN, a Avenida Engenheiro Roberto Freire. Os manifestantes participaram com faixas, cartazes, apitos, batucadas e muita vontade de mostrar que estamos atentos ao que estão tentando fazer como nossa riqueza natural, com canções que valorizam o meio ambiente, os manifestantes pediram #VETADILMA. A concentração aconteceu no estacionamento do supermercado Favorito, que providenciou apoio ao ato oferecendo inclusive carro de som para a mobilização, e percorreu cerca de quatro quilômetros até a rotatória do inicio da rota do sol.

Durante a passeata foram distribuídos folhetos explicativos sobre as principais mudanças que afetam, inclusive, os ecossistemas predominantes no nosso município que são o mangue e as dunas já que o novo código florestal sugere que estes ecossistemas sejam retirados da categoria de Área de Proteção Permanente, diminuindo a faixa de mata ciliar e de várzea, e permitindo uma maior ocupação dos apicuns para realização de atividades econômicas (socioambientais sustentáveis), mas sabemos que isso não corresponde à realidade. O atual código florestal de 1965, que ainda está em vigor, protege essas áreas que são estratégicas para a sobrevivência da população que vive no litoral e para a manutenção dos sistemas costeiros e das praias. Berçário de espécies marinhas, os mangues fixam carbono, protegem a linha da costa e alimentam aves migratórias assim como mamíferos, incluindo o homem.

Para alguns parlamentares uma das justificativas para modificar o código vigente é que o mesmo é muito rígido e por isso prejudica os pequenos produtores, vejamos, a lei é rígida, e por incrível que pareça ela funciona, e por tanto se temos uma lei rígida e eficiente ela deve ser então modificada para afrouxar e facilitar a vida de uns e outros que já vislumbram meios de burlar as leis. É, definitivamente, eu estou no Brasil. 
Para entender um pouco mais as questões relacionadas ao novo código florestal recomendo a leitura do texto escrito pela bióloga Larissa Medeiros, que resume as questões mais pertinentes ao novo código florestal. http://cabiologiaufrn.blogspot.com/2011/09/e-eu-com-isso.html

Nenhum comentário: